25 de janeiro de 2010

25 de Janeiro, dia de alegria e ao mesmo tempo de tragédia!

 

Pois bem, foi precisamente neste dia, há 68 anos atrás, que nasceu a lenda do futebol português e mundial. Refiro-me, claro, ao grande "Pantera Negra" Eusébio da Silva Ferreira. Ao serviço do Glorioso, conquistou 2 Taças dos Campeões Europeus, 11 Campeonatos Portugueses, 5 Taças de Portugal, 5 Taças de Honra e 1 Pequena Taça do Mundo. Ainda, colectivamente, tirou o segundo lugar por três vezes na Taça dos Campeões Europeus e, por duas vezes, no Mundial Interclubes. Individualmente, venceu por duas vezes a Bota de Ouro e foi considerado o melhor jogador da Europa, em 1966. Também foi várias vezes o melhor marcador do Campeonato Português. Por isto e por muito mais, merece sem dúvida alguma, no mínimo o desejo de ter uma grande comemoração dos seus 68 anos. Parabéns, continuas a ser enorme!




Falando de coisas desagradáveis, mas não menos importantes... Em 2004, neste mesmo dia, o Glorioso viajou até à Cidade-Berço. O Glorioso ganhava (e ganhou) por uma bola a zero. Após Miklós Fehér tentar impedir um lançamento lateral ao jogador vitoriano, recebeu um cartão amarelo. De seguida, sentiu-se mal e acabou por cair inanimado no relvado. Os médicos e os outros jogadores de imediato aperceberam-se que tinha sofrido uma paragem cardíaca. Tomo Sokota tirou-lhe a língua da garganta com as suas próprias mãos para que o Miki não sufocasse imediatamente, tendo de seguida sido submetido a manobras de reanimação. Os jogadores do Benfica derramaram lágrimas em pleno campo e, nesta altura, já todo o estádio se tinha apercebido da gravidade da situação. Entoaram-se cânticos (dos dois lados) com o nome Miklós Fehér referido. Uma ambulância entrou dentro do campo para transportar o eterno jogador até ao hospital. A sua condição física foi acompanhada ao longo do dia pelas televisões portuguesas e antes da meia noite a trágica morte foi confirmada. O médico legista mais tarde anunciou que Fehér morreu devido a uma fibrilhação ventricular devido a uma cardiomiopatia hipertrófica. Tinha 24 anos e deixou uma curta carreira pela frente, pois jogou futebol professional durante 9 anos.
Em sua memória, o SLB retirou o número 29 das camisolas, sendo que este número nunca mais irá ser utilizado por um jogador do Benfica. Será sempre lembrado e a sua morte causou um grande choque no desporto português e, até mundial. Estejas onde estiveres, nunca serás esquecido. Até sempre, Miki.

0 Comments: